Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Oi oi oi!!!

Meu fds foi muito badalado e por isso, cheio e comes e bebes! Pra começar na sexta fiz um jantarzinho pro boy; no sábado tive um baile de formatura para ir e ontem à noite, para fechar um aniver de criança!

Vou postar aqui as fotos do jantar, porque foi mais elaborado (com direito ao meu primeiro molho de tomate 100% caseiro *orgulho total*).

A receita deste molho foi retirada do livro “Larousse da Cozinha Prática”, que eu estava namorando há um tempinho e comprei no início do mês (*Becky Bloom feelings*). Vamos lá?

Ingredientes do molho: 1,5kg de tomates bem maduros (ou 1kg de tomate sem pele em conserva) // 1 cebola grande // 4 col. de sopa de azeite de oliva // 1 buquê garni (1 folha de louro, 2 ramos de tomilho, alguns ramos de salsinha) // sal e pimenta do reino moída na hora

1- Se usar tomates frescos, deixe-os em água fervente de 20 a 40 min (ps: os meus estavam tão maduros que eu nem deixei muito!), depois os coloque num recipiente com água gelada;

2- Escorra-os e elimine a pele. Corte ao meio no sentido horizontal e retire as sementes e o suco(apertando ligeiramente o tomate!). Em seguida, pique em cubinhos. ATENÇÃO! Se usar os tomates em conserva, apenas escorra e pique.

3- Descasque a cebola, pique em cubinhos e refogue no azeite de 5 a 10 minutos, até que fique transparente.

4- Acrescente à panela a polpa, o buquê garni, o sal e a pimenta. Misture bem e deixe ferver em fogo baixo, de 20 a 40 minutos. Espere até que o “caldo” evapore e o molho fique com uma consistência mais espessa. Retire o buquê garni e corrija o sal, se necessário.

Este molho é muito fácil e serviu de base para meu molho bolonhesa (acrescentei 500g de patinho moído, alho, manjericão e sal). Usei este molho para rechear meus canelones. Coloquei num refratário grande, e com o caldo que drenei neste molho cobri os canelones. Para finalizar fiz um rápido molho branco.

Receita molho branco: Uma colher generosa de manteiga // Uma colher generosa de farinha de trigo

Sal e noz-moscada // 1 copo de leite

1- Primeiro, eu derreti a manteiga em fogo baixo e depois acrescente a farinha, até dourar.

2- Aos poucos, acrescentei o leite e fui mistura com um fuet (dica ótima, porque assim não dá bolinha de jeito nenhum!!!). Quando obtive um creme lisinho, temperei com o sal e a noz. Depois disso, cobri os canelones e já pro forno!

3- Ps: Se seu molho ficar muito grosso, pode acrescentar mais um pouquinho de leite para diluí-lo.

4- Acompanhamento: salada de alface americana com cebola roxa, picada bem fininha, regada ao molho de vinagrete de limão (posto depois!). O boy adorou a surpresa e a comida e tenho certeza que esta receita é ideal para agradar quem se ama.

Até breve,

C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário