Páginas

domingo, 6 de maio de 2012

Escondidinho de Mandioca


Oi oi oi, tudo bom? 
Meu domingo foi mega corrido, tive que estudar, ajudar minha mãe a preparar o almoço, depois fui pra casa do namo, almocei por lá, voltei pra casa, lidei com a cólica de todo mês, arrumei meu guarda-roupa (ok, meio guarda-roupa), enfim heheh, muita correria!
Vou postar hoje a receitinha do nosso almoço (minto, nosso não, almoço do pessoal daqui de casa, que eu, apesar de ter preparado só fui comer agora à noite hahaha – não estou reclamando, a feijoada do almoço valeu cada garfada!). Fizemos um escondidinho de mandioca! Nhammmm! :3

Ingredientes: 500g de carne seca (dessalgada, cozida e desfiada) // 500g de mandioca cozida* e amassada // 500ml de leite // 350g de molho de tomate // 3 colheres de sopa de manteiga// azeite // alho // salsinha // cebolinha // sal
(Essas não foram as medidas exaaaatas, o ponto da mandioca foi no olho mesmo e o molho é bom deixar cozinhar bastante).
1-      Numa panela aqueça a manteiga e doure o alho. Adicione a mandioca. Aos poucos vá adicionando o leite, incorporando-o bem à massa. Acerte o sal se preciso. Reserve.
2-      Em outra panela, refogue o alho no azeite e depois acrescente a carne seca. Coloque o molho de tomate e um pouco de água. Deixe o molho cozinhar, pra que a carne seca fique ainda mais “soltinha”. Coloque os demais temperos (salsinha, cebolinha, mais sal se preciso...).
3-      Pra montar foi fácil: uma camada generosa da massa com mandioca, seguida por outra de molho com carne seca. Uma camada de requeijão, mais carne seca e mandioca pra fechar.
4-      Eu não polvilhei farinha de rosca por cima, mas nem por isso meu escondidinho ficou seco. Mas acho que é bom é qualquer prato que vai ao forno se colocar algo por cima para evitar que fique ressacado, ou então se você não quiser colocar nada em cima, cubra com papel alumínio e leve para assar. ;)
5-      Asse no forno médio por mais ou menos 20 minutos.
*- importante! Assim que você cozinhar a mandioca, amasse-a! Porque, depois, mesmo cozida fica mais chatinha de amassar! hehehe :)
 Forno médio: 180º, segundo a Bíblia Culinária da Dona Benta!

 Estou tentando melhorar a apresentação dos pratos! Haha e também estreei minha panelinha azul da "Petit Casseroles" (ps: acho que essa aí é meu xodozinho :P). Não é linda!?
Façam a receitinha, não é muito prática, mas se você estiver afim de comer uma coisa bem gostosinha, recomendo!
Boa noite, até breve.
C.

Um comentário:

  1. Ficou muito caprichado seu escondidinho, parabéns


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir