Páginas

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Risoto

Boa tarde gente!!! Tudo bem?
Hoje fiz pelo primeira vez um risoto sozinha! Fiquei apreensiva, com medo de errar o ponto do arroz, mas no final deu tudo certo! Antes de postar a receita vou falar um pouquinho do prato e dar algumas dicas. :)

Os tipos de arroz mais usados no preparo de risoto são o vialone nano, o arbóreo e o carnaroli. Para o risoto de hoje, usei o arbóreo. Fiz uma receita básica de risoto de um livro de culinária que tenho (Coleção Folha - Cozinhas da Itália; Receitas essenciais) e incrementei com uns ingredientes de estavam na geladeira. Usei palmito e carne de porco desfiada (depois explico melhor). Apesar da mistura soar estranha, combinou perfeitamente! Meu risoto ficou mais pegajosinho, mas a consistência é típica do tipo de arroz que usei, o arbóreo. O segredo é não deixar o arroz cozinhar muito. Deve estar cozido, mas consiste, o famoso "al dente". A receita que fiz rende 4 porções. Vamos lá?

Ingredientes: 300g de arroz arbóreo sem lavar // 1/4 xícara de vinho branco seco // 1 litro de caldo de legumes ou galinha // 1/2 cebola picada // 1 colher (sopa) de manteiga sem sal // 2 colheres sopa de queijo parmesão ralado // 4 colheres de sopa de azeite // sal // 4 palmitos em conserva picados em pedaçinhos // 200g de carne de porco desfiada e frita (até ficar crocante, mas sem queimar)



Preparo: 
1. Aqueça o azeite e refogue a cebola rapidamente.
2. Acrescente o arroz, misture bem e toste os grãos até que fiquem sequinhos e besuntados.
3. Regue com o vinho branco, misture e deixe o líquido secar completamente.
4. Acrescente metade do caldo de legumes ou galinha e, à medida que for secando, vá adicionando uma concha de caldo, sucessivamente, sem parar de mexer, até que o arroz fique al dente, No final do cozimento, verifique o sal. Coloque o palmito e a carne de porco. Reserve uma pouco da carne, de preferência mais torrado para enfeitar.
5. Finalize com a manteiga e o parmesão ralado. (e um fio de azeite também).


Próximo passo: atacar! ahuhauhauaha


Modéstia à parte, para o primeiro risoto ficou bem gostosinho, hehe! Deixei um pouco da carne mais crocante pra jogar por cima e dar um contraste de textura! Hmmm!
Tirando a carne e o palmito, essa é uma receita básica, logo você acrescentar praticamente o ingrediente que quiser!
Depois volto com mais receitinhas, inté.
C.

Um comentário: